terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Woo!

Pois é galera, muita gente ouviu meu single "I am the walrus". Muita gente nao ouviu (e não está perdendo muita coisa). Agradeço a todos pelos elogios e pelas críticas também.

Mas o que hoje gostaria de dizer é exatamente sobre essas regravações. I am the walrus não é nenhuma "Yesterday", que foi regravada 30 mil vezes, mas muita gente deve ter gravado. Só no meu pc achei umas 15 versões. Decidi, entao, comentar algumas dessas versões, ou melhor: fazer um TOP 5 dessas que, na minha opinião, são as melhores regravações de I am the walrus (excetuando a original - logicamente - e a minha, que é boa demais pra concorrer com esses amadores, pff...)


5º LUGAR
Versão do Bono e Secret Machines


http://br.youtube.com/watch?v=k3TmpRqDisg

Essa versão está na trilha sonora do filme "Across The Universe", do ano passado. O filme apresenta várias versões de músicas dos Beatles, cantadas pelos próprios atores. Sinceramente, ainda não vi o filme, mas pelo que tenho visto nos trailers e pelo que pude ouvir pela trilha sonora, parece-me mais um High School Musical versão anos 60. Bem, já faz tempo que perdi a vontade de ver o filme, mas a trilha sonora é ótima. A versão do Bono pra I am the walrus ficou espantosamente boa, mas nao gostei muito da instrumentação. Sei lá, mexeram demais na linha de baixo, ficou meio monótona.

4º LUGAR
Versão do Leo Sayer


http://br.youtube.com/watch?v=vQvtrmdnUO0

Essa versão também esteve em um filme: "All This And Wolrd War II", dos anos 70. Também cheia de regravações de Beatles, em versões repletas de metais e cordas. A versão do Leo Sayer pra I Am The Walrus chega a me lembrar aqueles jazzes (Qual o plural de "jazz"?) do começo dos anos 70, já partindo pra um estilo meio James Brown e talz. Bem, os vocais do Leo Sayer não combinam muito com esse estilo, enfim... algo único.

3º LUGAR
Versão da Mallu Magalhães


http://br.youtube.com/watch?v=uOe3-onGv3Y

Versão executada em um show em Curitiba (que eu não fui). Inclusive é um dos shows que falta eu ver. Ultimamente estou nessa fase de sair pra ver shows: só nesse ano foram três ou quatro. Dentre eles o mais memorável (já devo ter dito) foi o do Vanguart, em que inclusive foi executado o clássico medley do Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band. Mania dessas bandas de ficar tocando Beatles no shows! (mas a gente gosta ^^). Enfim, a versão da srta. Camelo ficou bacana com todos aqueles vocais fofinhos, o clima de gravação ao vivo ajudou também. Pena que a qualidade sonora não é das melhores, mas não é isso que estraga a música. Nota dez pra Magalhosa, vai pro boletim com uma estrelinha dourada.

2º LUGAR
Versão do Jim Carrey


http://br.youtube.com/watch?v=oPkytVdy5Us

Sim, ele. O fanfarrão. O mascarado. O grinch. O detetive de animais. O quase 24. Não, a musica nao virou tema de filme. A convite do produtor George Martin, Jim cantou, ou melhor, interpretou esse clássico. Como já disse alguém, dá pra imaginar as caretas dele enquanto canta. A música saiu no "In my life", disco de regravações dos Beatles interpretadas por figuras como Robbin Williams, Bobby McFerrin, Goldie Hawn, Vanessa Mae, Sean Connery, Phil Collins, entre outros. E produzido pelo próprio George Martin, o quinto Beatle (um dos).

(Se você não gosta do Oasis, pode parar de ler por aqui. Valeu e até mais!)

1º LUGAR
Versão do Oasis


http://br.youtube.com/watch?v=BeylYoEvhJM

Versão ao vivo. Apesar das eternas tachações de que os caras ficam copiando os Beatles e talz, temos que admitir que eles mandam bem. Quando não estão falando mal do Coldplay, ou do Radiohead, ou do Kaiser Chiefs, ou do Jay-Z, os caras compões clássicos como Wonderwall, Go let it out, entre outros. Ou regravam clássicos (de quem? né?). Essa versão em especial, foi do caralho. Mostraram que apesar das influências clássicas os caras mandam um som atual e do bom. Precisa dizer mais?

Um comentário:

  1. Achei o teu blog lá na comunidade dos Beatles, no tópico "Como John Lennon estaria se fosse vivo?". Eu resolvi entrar, na falta do que fazer. Li só um post, mas já vale alguma coisa. Aliás, esse post está muito bom! Realmente, "I am the walrus" é uma das melhores canções dos Beatles, mesmo a letra sendo um tanto engraçada. O mais legal do tópico é o TOP 5 - I am the Walrus. Eu fui lendo, lendo, esperando encontrar Oasis, que, sério mesmo, a versão deles ficou 10! E não é que eu os encontro como primeiros? Oasis é muito bom! E tinham umas duas versões ali que eu não conhecia, além da tua versão que irei escutar daqui a pouquinho! Muito legal o blog, até mais! =)

    ResponderExcluir

Os comentários estão funcionando, para postar um, escolha "Comentar como" e em seguida "Nome/URL" ou uma das contas, caso tenha uma. Deixe seu nomezinho lá e divirta-se!

Comentar é saudável. É simples. É de graça. E é um belo exercício.